sábado, 26 de abril de 2008

Desmatar é o remédio...

Em entrevista à Folha de S. Paulo, neste sábado, 26 de abril, o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR-MT) avaliou que será preciso encontrar uma "posição intermediária" que assegure o aumento da produção agrícola.
"Com o agravamento da crise de alimentos, chegará a hora em que será inevitável discutir se vamos preservar o ambiente do jeito que está ou se vamos produzir mais comida. E não há como produzir mais comida sem fazer a ocupação de novas áreas e a retirada de árvores."
Durma-se com uma declaração desta!!!!!

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Descarte de pilhas

A redação da Partes recebeu um e-mail indignado de uma leitora de Brasília, Regina de Paula, sobre o não cumprimento da Resolução 257/263 de 30/06/99, que trata do descarte de pilhas. "estou indignada com algumas leis que são criadas, e que na prática não funciona" diz a leitora. Regina tenta descartar corretamente mas não encontra nenhuma empresa que receba este material ou que possa ajudá-la.  Fica registrado o apelo da leitora. Quem pode ajudar????

sábado, 19 de abril de 2008

Ribeirinhos, desenvolvimento e a sustentabilidade possível

Publiquei no site da P@rtes em 2005 um artigo de  Josélia Gomes Neves, professora da Universidade Federal de Rondônia - Campus de Ji-Paraná. Republiquei novamente pela pertinencia do texto que pretende estabelecer uma reflexão sobre a "população tradicional identificada como ribeirinha, povos habitantes da Amazônia, articulando a sua existência a possíveis alternativas de desenvolvimento, considerando o contexto em que estão inseridos e do que é possível produzir, num processo que leve em conta a sua relação com a natureza".
O artigo da professora merece ser lido à luz das várias besteiras que se falam pela mídia sobre os povos ribeirinhos e refletir "paulofreireanamente" sobre o "oprimidos" que não são ouvidos como fontes para a realização das máterias quer inundam nossoa jornais.
Leia o artigo na íntegra em: Ribeirinhos, desenvolvimento e a sustentabilidade possível.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Dando nomes aos...

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA promete divulgar no dia 23 de abril de 2008 o relatório apontando os nomes das 100 maiores indústrias emissoras dos gases geradores do efeito estufa do Estado de São Paulo. O anúncio será feito pelo secretário Xico Graziano durante a reunião do CONSEMA - Conselho Estadual do Meio Ambiente. O encontro, previsto para ter início às 9h, na sede da SMA, em São Paulo (Av. Prof. Frederico Hermann Jr., 345 - Alto de Pinheiros), contará com a presença do idealizador do inventário, o ex-secretário do Meio Ambiente José Goldemberg, e do presidente da CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Fernando Rei.


A identificação preliminar das indústrias com maior potencial de emissão do CO2 (dióxido de carbono de origem fóssil) no Estado foi obtida a partir da aplicação dos critérios para avaliações das emissões de CO2 do Intergovernmental Panel on Climate Change - Guideline for National Greenhouse Gas Inventories - IPCC/2006 e da Diretiva da Comunidade Européia, de 1996, sobre a base de dados dos empreendimentos licenciados pela CETESB.

terça-feira, 15 de abril de 2008

mapeamento socioambiental

Estudo inédito realizado por pesquisador da PUC-SP revela que o mapeamento socioambiental ajuda a entender epidemias virais em países tropicais. O estudo afirma que a intensa degradação ambiental provocada pelo homem nesses locais afeta especialmente as florestas tropicais, portadoras da maior biodiversidade do planeta. Sua devastação compromete o equilíbrio e a evolução ambiental local. Esse cenário, no Brasil e no exterior, somado às precárias condições de vida de parte significativa das populações que os habitam estão favorecendo o reaparecimento e a difusão das chamadas "doenças tropicais", como a febre amarela e a dengue hemorrágica no Brasil.

O estudo, tese de doutorado, mostra que as alterações ambientais e as condições socioeconômicas das áreas tropicais estão relacionadas à epidemia de doenças tropicais como a dengue hemorrágica e a febre amarela.

Intitulado As Áreas Tropicais Úmidas e as Febres Hemorrágicas Virais - Uma Abordagem Geográfica na Área Ambiental e de Saúde, a tese foi defendida em 2007 pelo professor do Departamento de Ciências do Ambiente da PUC-SP, Paulo Roberto Moraes.

Mais informações com Prof. Paulo Roberto Moraes, pelos telefones e-mail prmoraes@uol.com.br.

22 de abril, Dia Internacional da Terra

2008 é o Ano Internacional do Planeta Terra. O que temos feito para preservar e conservar?

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Debatendo os desafios da educação ambiental

SATO, Michèle. "Debatendo os desafios da educação ambiental". In I Congresso de Educação Ambiental Pró Mar de Dentro. Rio Grande: Mestrado em Educação Ambiental, FURG & Pró Mar de Dentro, 17-21/maio/01.
RESUMO
Ao discutirmos sobre os desafios da Educação Ambiental (EA), inevitavelmente tratamos dos processos de avaliação de suas trajetórias. Tentando romper com a linearidade que determina a maioria das comunicações em EA, mostrando seus frutos, em detrimento de seus obstáculos, este texto busca um diálogo epistemológico que reinvente a EA, em uma perspectiva de construção-desconstrução, para superarmos determinadas dificuldades e utilizar-se da criatividade para ousar novas trajetórias. Nossa análise não é a tradicional metodologia de encontrar "certo e errado", muito menos de "culpados e inocentes", mas circunscreve-se na necessidade de reconhecer a limitação das potencialidades da EA. Abandonando os extremos de "ufanismo-conformismo" ou do "pessimismo-otimismo", visamos gerar um pequeno mal estar, para que a partir da crise gerada, possamos superar os conflitos. Embora as dificuldades sejam muitas, ancoraremos nossas reflexões na: a) a importância da compreensão política da EA e suas representações; b) na falácia do "desenvolvimento sustentável" e nas novas formas de superação; c) na dificuldade do trabalho em equipe, mas na riqueza dos processos de co-educação; d) na importância de um currículo fenomenológico que potencialize a escola como produtora das manifestações culturais; e) da necessidade de introduzir a EA na educação inicial e continuada; e finalmente, f) na fundamentação da pesquisa, como estratégia de compreensão adequada aos caminhos e trajetórias da EA.
Palavras-chaves: desafios da EA; espaços escolarizados; movimentos sociais e EA; processos interdisciplinares; pesquisa em EA.

Confira o texto na íntegra em:
http://www.partes.com.br/meio_ambiente/educacao.asp