terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Mizumo auxilia o projeto sustentável da Comgás



Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) foi em busca de soluções modernas e ambientalmente corretas para a construção em seu site e optou pelo sistema compacto de tratamento de esgoto sanitário da Mizumo, referência nacional em soluções para tratamento de esgoto sanitário e integrante do Grupo Jacto.

O contrato entre as empresas foi firmado em agosto de 2006, época em que a Comgás restaurou sua sede no Complexo do Gasômetro, que fica no bairro do Brás, em São Paulo. A área é tombada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e, além de preservar os detalhes originais, foram implantadas tecnologias que tornaram o prédio um edifício autossustentável. Características técnicas, custo de aquisição e manutenção foram fatores primordiais para a escolha da Mizumo no processo de concorrência. 

Para obter um projeto eficiente, foi dimensionado o sistema da linha Mizumo Plus, que está instalado no subsolo e em funcionamento há nove anos. Sua capacidade de tratamento atende a vazão total de 60 m³/dia, o que representa, em média, 700 usuários. A estação compacta Mizumo Plus oferece economia no consumo de água potável e conservação dos recursos hídricos, trazendo os benefícios ambientais almejados pela Comgás. O projeto contempla o reúso e o efluente tratado é misturado à água coletada das chuvas, para utilização nas bacias sanitárias. 

"Com a implantação da ETE Mizumo, contribuímos com o meio ambiente e evitamos a poluição. Em função do reúso, a Comgás deixa de utilizar cerca de 10.000 (dez mil) litros/dia de água potável", conta José Amauri Bianco, engenheiro de manutenção/obras da Comgás. Segundo ele, existe a possibilidade de novos contratos com a Mizumo. "A empresa fez um projeto bem elaborado e eficiente, tanto que idealizamos outros contratos em sites que estão em processo de reforma", conclui. 

"O prédio da Comgás foi restaurado seguindo os princípios de uma construção sustentável, e para a Mizumo fazer parte desse projeto é uma confirmação do nosso propósito, que é melhorar o ambiente em que vivemos", diz Adriano Gagliardi Colabono, supervisor comercial da Mizumo. "Empreendimentos que adotam o reúso para uso geral contribuem para reduzir a demanda sobre os mananciais e isso, além de diminuir significativamente os gastos com água, faz com que um recurso natural – potável –, que está cada vez mais escasso, seja economizado, caracterizando-se como uma ação social e ambientalmente das mais corretas", completa.


Nenhum comentário: