segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Tempo de visitar o Parque Fontes do Ipiranga



Aqui, bem perto das nossas casas encontramos o Parque Estadual Fontes do Ipiranga que é o maior parque metropolitano do estado de São Paulo. O antigo Parque da Água Funda tem sua origem no século XIX, precisamente em 12 de setembro de 1893 e possui uma área de 5, 43 milhões de metros quadrados onde se encontram preservados segmentos da floresta remanescentes de Mata Atlântica.

È nesta área que encontramos a Fundação Parque Zoológico de São Paulo que desde a sua abertura em 1858 já recebeu mais de 85 milhões de visitantes. O Zoológico é uma oportunidade de apreciar a diversidade da fauna e criar um vínculo universal com a natureza e de certa maneira promover a conscientização das pessoas sobre as diversas formas de vida na Terra. É no Zoológico que se encontra a nascente do Riacho do Ipiranga.

Um lugar pouco conhecido e que merece ser visitado é o Parque CienTec, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo que oferece entretenimento educativo e de qualidade para crianças, jovens a adultos. Por meio de seus diferentes passeios, demonstrações e experiências, a ciência e a tecnologia ficam muito mais próximas do visitante, que aprende enquanto se diverte e se diverte enquanto aprende. Programas educacionais orientados e um ambiente privilegiado e circundado por Mata Atlântica permitem ao Parque CienTec oferecer aos seus visitantes uma alternativa moderna para o aprendizado da ciência, da tecnologia e da cultura humanística em geral.

Encontramos também o Jardim Botânico. A área do parque evidência suas qualidades e riquezas naturais que o coloca ainda como referência na área dos conhecimentos científicos voltados para a botânica e a zoologia. O antigo Horto Botânico foi instalado no PEFI na década de 1920. Hoje denominado Jardim Botânico é uma unidade de preservação onde o visitante poderá conhecer um pouco mais sobre as plantas e passar horas agradáveis em contato com a natureza.

Ao lado do Zôo podemos visitar o parque Simba Safári criado em 1972, em área cedida pela Fundação Parque Zoológico para a iniciativa privada. Recentemente a concessão encerrou-se e a Fundação Parque Zoológico assumiu as atividades, alterando o sistema de gestão e a denominação para Zôo Safári. Lá não há jaulas ou grades separando os animais dos visitantes e o passeio é realizado dentro dos carros.

Nenhum comentário: