sexta-feira, 20 de março de 2015

Dia Mundial da Água é comemorado em meio à crise hídrica



Com a falta d'agua, pessoas procuram investir em negócio sustentável como a Acquazero


Nunca se ouviu falar tanto em crise hídrica como atualmente. O tema diariamente é visto em manchetes de jornais, programas de tv, e é pautado entre diversas entidades. E não é por menos, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), o Brasil corre o risco de passar 2015 com problemas de abastecimento de água em mais da metade dos municípios; mesmo ele sendo o maior potencial hídrico do planeta.


Considerando a disponibilidade hídrica e as condições de infraestrutura dos sistemas de produção e distribuição, os dados revelam que neste ano 55% dos municípios brasileiros poderão ter déficit no abastecimento de água, entre eles grandes cidades como São Paulo (que já sofre com a pressão reduzida da rede), Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e o Distrito Federal. O percentual representa 71% da população urbana do país, 125 milhões de pessoas, já considerado o aumento demográfico.


Brasileiros já sofrem na pele a falta desse bem natural e estão aprendendo a economizar e a mudarem seus hábitos. Para reforçar esses conceitos de conscientização, a Organização das Nações Unidas (Onu) escolheu para comemorar o Dia Mundial da Água; 22 de março, o tema: "Água e Desenvolvimento Sustentável".


Celebrado mundialmente desde 1993, a data foi recomendada pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, no Rio de Janeiro. Desde a implantação o "Dia Mundial da Água" e os temas anuais instituídos tem o objetivo de chamar a atenção sobre a necessidade de se conservar, preservar e proteger a água para a sobrevivência da humanidade.


Nessa linha de atuação, pessoas e empresas são direcionadas a pensar em projetos sustentáveis, e assim como sugere, com a finalidade de preservar o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.


Marcos Mendes é diretor executivo da Acquazero, rede de franquias especializada em estética automotiva ecológica. De acordo com ele, a rede já nasceu com o conceito sustentável devido a preocupação adquirida por ele, ao se deparar com o cenário divulgado tanto pela mídia, quanto por entidades como a ONU. "Foi um grande incentivador na hora de decidir em que negócio investir", falou.


Um dos carros chefes da empresa é a lavagem sustentável. A rede utiliza apenas 300 ml de água, enquanto a comum utiliza cerca de 300 litros. Além disso, todos os serviços são realizados com produtos totalmente biodegradáveis.


De acordo com ele, a Acquazero foi criada em 2009 já com o objetivo de revolucionar o mercado de estética automotiva por meio de um serviço diferenciado com alto padrão de qualidade focada na sustentabilidade financeira e ambiental; preservando recursos naturais.


Ele conta que pessoas do Brasil inteiro se identificam com a marca e com o conceito sustentável da rede. "Grande parcela do sucesso franquia, se dá pela questão sustentável. As pessoas procuram investir hoje em negócios referente a esse setor. É nítida a preocupação da população com o futuro do planeta, baseado principalmente no que estamos vivendo no momento", contou Mendes.


A Acquazero só no ano passado abriu 56 franquias e 69 licenciamentos, totalizando a quantidade de 125 franquias. Atualmente já soma aproximadamente 200 unidades espalhadas pelo país. E a cada dia, novas pessoas agregam o estilo da rede, como estilo de vida até mesmo para o dia a dia.


São Paulo é uma das cidades que mais sofrem com a falta d'gua. O maior município do Brasil, vivência a maior seca em 84 anos, e seus moradores pagam ainda, uma sobretaxa na conta de água para quem aumentar o consumo. O local é o maior centralizado de franqueados da rede. Atualmente somam um total de 56 unidades. Em seguida aparece Minas Gerais com 18 franquias e em terceira posição, Rio de Janeiro com 15.


Segundo Marcos, "São Paulo hoje passa por um triste momento, e as pessoas de fato estão se conscientizando sobre a importância de preservar a água e adotar medidas sustentáveis. "É a junção do útil ao agradável. Além de contribuir significadamente para o meio ambiente, ainda ganhamos uma boa grana para isso", completou.

 

Acquazero Franchising

A AcquaZero é uma rede de franquias especializada em lavagem ecológica e estética automotiva. Há seis anos no mercado, a rede tem se tornado referencial nas mais diversas regiões do país por agregar qualidade à sustentabilidade, somando, ao todo, quase 200 unidades.

 

Entre os serviços oferecidos está o enceramento, cristalização de vidros, limpeza técnica de motor, impermeabilização de estofados, higienização de ar-condicionado, higienização interna (estofados, teto, laterais de porta e carpete), limpeza e hidratação de couro, revitalização de plásticos e revitalização/cristalização de pintura. Assim como citado anteriormente, para todos os serviços são utilizados produtos biodegradáveis ecologicamente corretos, gerando assim desenvolvimento sustentável.

 

Um dos grandes diferenciais da rede é a inovação presente tanto na oferta de serviços quanto nas modalidades proporcionadas aos investidores. Atualmente, já são nove modelos diferentes de negócios: Licenciamento Básico, Licenciamento Plus, Licenciamento Express, Franquia Prime, Franquia Standard, Franquia Partnership, Delivery (com carro reboque), Franquia Gold e Máster Franquia. O valor do investimento é outro atrativo, a partir de R$ 4.800 já é possível se tornar um licenciado da marca, e o retorno varia entre seis e 18 meses (de acordo com a modalidade escolhida).





Dia Mundial da Água


22 março de 2015

"Água e Desenvolvimento Sustentável"

 

Em um mundo onde 780 milhões de pessoas não têm acesso à água potável e 40% da população mundial viverá em áreas de escassez de água em 2050, devido aos efeitos do aquecimento global e das alterações climáticas (Fonte: OMS / UNICEF, 2013), a utilização eficiente e eficaz dos recursos hídricos tem um significado especial.

 

Os países amazônicos Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, reunidos na Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), são os maiores detentores de recursos de água doce no mundo (20% do total mundial) e estão determinados a facilitar e promover ações para a conservação, proteção e uso sustentável dos recursos hídricos na região amazônica. Para este fim, a OTCA está executando um projeto regional de Manejo Integrado e Sustentável dos Recursos Hídricos Transfronteiriços na Bacia do Rio Amazonas, considerando a Variabilidade e a Mudança Climática. Este projeto visa a fortalecer o marco institucional para o planejamento e a implementação de atividades estratégicas para a proteção e gestão dos recursos hídricos na Bacia Amazônica, por meio da formulação de um Programa de Ações Estratégicas (PAE) e da criação de um ambiente favorável de cooperação regional nas áreas social, econômica, política e institucional para a futura aplicação deste Programa.

 

O Projeto inclui um Diagnostico Analítico Transfronteiriço (ADT) para identificar os problemas transfronteiriços, suas causas e impactos sócio-econômicos e ambientais. Também tem como um dos seus objetivos a produção de um Atlas Regional de Vulnerabilidade Hidroclimática, consolidando dados e informações socioambientais, socioeconômicas, de infraestrutura, clima e riscos. O conhecimento científico sobre os ecossistemas aquáticos, sedimentação em rios amazônicos e aquíferos para analisar os riscos ambientais e seus impactos socioeconômicos, a carga de sedimentos e o estado das águas subterrâneas também será desenvolvido. O empoderamento dos governos e comunidades locais para responder e se adaptar a eventos extremos através da implementação de um Sistema de Alerta Precoce, um Modelo de Governança de Risco, agrotecnologias para a cultivo nas áreas alagadas e medidas de adaptação à elevação do mar, também será promovido.

 

Com o apoio do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e dos Países Membros (PM), a OTCA está se tornando um ponto de referência regional para a utilização sustentável recursos hídricos. Os Países Membros da OTCA estão cumprindo suas responsabilidades na preservação e conservação dos recursos hídricos na bacia do Amazonas, por meio de um diálogo regional sobre a gestão dos recursos hídricos transfronteiriços e do desenvolvimento de uma estratégia comum para lidar com os desafios e oportunidades para o benefício das gerações presentes e futuras.

 

 

Brasília, março 2015.